sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Mês de Junho tem...

O mês de junho chegou!!! Pode-se pensar: “Meu Deus! Já estamos na metade do ano!” ou “Oba!!! vão começar as festas juninas”. Além disso, no mês de junho ainda tem o dia dos Namorados, o início do inverno, Corpus Christi, entre outras datas efemérides.

De acordo com o site wikipedia, junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.

O dia dos Namorados é uma data especial. Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. O dia 12 de junho foi a data escolhida para ser o dia dos namorados em nosso país, às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.

Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.

No mês de Junho ainte tem o feriado móvel de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Como sempre o feriado é celebrado numa quinta-feira, e depende de uma lei municipal que o tenha instituido.


2 comentários:

  1. Junho é sempre um mês mto esperado... pelos namorados, pelos amantes do frio e das delícias que se pode saborear nesta época, como uma deliciosa foundue!!! Tem ainda as festas juninhas que animam crianças, jovens e adultos! Uma tradição bem brasileira! Enfim... junho é tude de bom!

    ResponderExcluir
  2. Tem pinhão, tem quentão, uma boa taça de vinho, lareira acesa... e um friozinho gostoso! É tudo de bom mesmo!!!

    ResponderExcluir